Plano de Formação da APEC para o Ano de 2025

Cronograma de cursos para 2025:

 

Audiodescrição

  • Destinatários: Pessoas normovisuais para a função de audiodescritor e pessoas com deficiência visual para a função de consultor em audiodescrição, profissionais da comunicação social, educação, cultura e saúde.
  • Objetivo(s): Conhecer as técnicas para adaptar imagens de modo a torná-las acessíveis a pessoas cegas ou com baixa visão.
  • Principais conteúdos: Guião audiodescritivo, audiodescrição de imagens estáticas, vídeos, museus, teatros, espetáculos, eventos, cinema, escola e saúde.
  • Regime: online
  • Duração: 60 horas
  • Data: 1 de maio a 30 de junho de 2025
  • Horário: aulas assíncronas com entrega de trabalhos pela plataforma.
  • Plataforma de acesso: Moodle.
  • Número máximo de participantes: 50
  • Pré-requisitos: Ter experiência na utilização da plataforma moodle.

 

Inglês básico

  • Destinatários: Pessoas com deficiência visual
  • Objetivo(s): Adquirir as bases da gramática e estrutura da língua inglesa, bem como aumentar o vocabulário necessário para conversas quotidianas.
  • Principais conteúdos: Compreensão auditiva, leitura e escrita de textos em diferentes tempos verbais.
  • Regime: online
  • Duração: 200 horas
  • Data: 1 de maio a 30 de junho de 2025
  • Horário: aulas assíncronas com entrega de trabalhos pela plataforma.
  • Plataforma de acesso: Moodle.
  • Número máximo de participantes: 50
  • Pré-requisitos: Saber trabalhar com a plataforma Moodle.

 

Utilização da Plataforma Moodle com leitores de ecrã

  • Destinatários: Pessoas com deficiência visual
  • Objetivo(s): Aprender a realizar cursos online pela plataforma Moodle, através do computador e do telemóvel, com a utilização de leitores de ecrã.
  • Principais conteúdos: Navegação na plataforma Moodle pelo computador, aplicação móvel, configurações de acessibilidade, criação de conta de utilizador, inscrição em cursos, assistir a aulas online, responder a inquéritos, participar em fóruns e entregar trabalhos.
  • Regime: online
  • Duração: 10 horas
  • Data: 2 a 16 de maio de 2025.
  • Horário: Quartas e sextas, das 10 às 12 horas.
  • Plataforma de acesso: Google Meet.
  • Número máximo de participantes: 20
  • Pré-requisitos: Comprovar experiência em Digitação, Windows e internet na avaliação inicial.

 

Leitor de ecrã JAWS

  • Destinatários: Público em geral, pessoas com ou sem deficiência visual.
  • Objetivo(s): Aprender a utilizar o leitor de ecrã JAWS para Windows.
  • Principais conteúdos: Configurações do JAWS, gestão de dicionários, tipos de cursor do Jaws, OCR e comandos de navegação.
  • Regime: online
  • Duração: 20 horas
  • Data: 1 a 30 de junho de 2025
  • Horário: aulas assíncronas com entrega de trabalhos pela plataforma.
  • Plataforma de acesso: Moodle.
  • Número máximo de participantes: 50
  • Pré-requisitos: Saber trabalhar com a plataforma Moodle.

 

Técnicas de Digitação

  • Destinatários: Público em geral, pessoas com ou sem deficiência visual, educadores, formadores e professores da educação especial.
  • Objetivo(s): Iniciar ou melhorar o seu desempenho na utilização do teclado através da realização de atividades práticas, bem como conhecer as técnicas oficiais de datilografia para ensinar pessoas com deficiência visual.
  • Principais conteúdos: Técnicas de datilografia, produção e correção de textos.
  • Regime: online
  • Duração: 60 horas
  • Data: 1 de junho a 31 de julho de 2025
  • Horário: aulas assíncronas com entrega de atividades pelo Telegram
  • Plataforma de acesso: Moodle.
  • Número máximo de participantes: 50
  • Pré-requisitos: Ter experiência com a plataforma Moodle e ter a aplicação Telegram instalada.

 

Leitor de ecrã NVDA

  • Destinatários: Público em geral, pessoas com ou sem deficiência visual, familiares, educadores, formadores e professores da educação especial.
  • Objetivo(s): Adquirir conhecimentos sobre a instalação, configuração e utilização do leitor de ecrã gratuito NVDA.
  • Principais conteúdos: Instalação, configuração e utilização do NVDA, adição de novas vozes, perfis de configuração, loja de extras, acesso remoto, solução de problemas.
  • Regime: online
  • Duração: 20 horas
  • Data: 1 a 30 de junho de 2025
  • Horário: aulas assíncronas com entrega de trabalhos pela plataforma.
  • Plataforma de acesso: Moodle.
  • Número máximo de participantes: 50
  • Pré-requisitos: Saber trabalhar com a plataforma Moodle.

 

Introdução à Orientação e Mobilidade

  • Destinatários: Público em geral, pessoas com ou sem deficiência visual e suas famílias, professores, educadores, técnicos de reabilitação e outros técnicos que trabalhem com pessoas com deficiência visual.
  • Objetivo(s): Saber aplicar as técnicas básicas de orientação e mobilidade para pessoas com deficiência visual.
  • Principais conteúdos: Aplicações de auxílio à orientação e mobilidade, orientação auditiva, técnicas de guia humano e técnicas de bengala..
  • Regime: online
  • Duração: 60 horas
  • Data: 1 de julho a 31 de agosto de 2025.
  • Horário: aulas assíncronas com entrega de trabalhos pela plataforma Moodle e pelo Telegram.
  • Plataforma de acesso: Moodle.
  • Número máximo de participantes: 50
  • Pré-requisitos: Ter experiência com a plataforma Moodle e ter a aplicação Telegram instalada.

 

Ferramentas Google com leitores de ecrã

  • Destinatários: Pessoas com deficiência visual.
  • Objetivo(s): Aprender a utilizar as ferramentas Google com os leitores de ecrã Jaws e NVDA.
  • Principais conteúdos: Criar e editar documentos pelo Google Docs, folhas de cálculo pelo Google Sheets, apresentações pelo Google Slides, etc.
  • Regime: online
  • Duração: 60 horas
  • Data: 1 de julho a 31 de agosto de 2025
  • Horário: aulas assíncronas com entrega de trabalhos pela plataforma.
  • Plataforma de acesso: Moodle.
  • Número máximo de participantes: 50
  • Pré-requisitos: Ter experiência na utilização da plataforma moodle.

 

Fotografia, filmagem e edição de vídeos

  • Destinatários: Pessoas com deficiência visual.
  • Objetivo(s): Aprender a fotografar, filmar, editar vídeos e gerir o canal do YouTube com autonomia.
  • Principais conteúdos: Iluminação, composição, enquadramento, configurações da câmara, edição de vídeo e gestão do canal do YouTube.
  • Regime: online
  • Duração: 60 horas
  • Data: 1 de julho a 31 de agosto de 2025
  • Horário: aulas assíncronas com entrega de trabalhos pela plataforma.
  • Plataforma de acesso: Moodle.
  • Número máximo de participantes: 50
  • Pré-requisitos: Ter experiência na utilização da plataforma moodle.

 

Windows 11 com leitores de ecrã.

  • Destinatários: Público em geral, pessoas com ou sem deficiência visual.
  • Objetivo(s): saber utilizar o Windows 11 com os leitores de ecrã Jaws e NVDA, sob a ótica do utilizador.
  • Principais conteúdos: Ambiente de trabalho, barra de tarefas, menu iniciar, explorador de ficheiros, painel de controlo, definições, bloco de notas e WordPad.
  • Regime: online
  • Duração: 30 horas
  • Data: 1 a 30 de agosto de 2025
  • Horário: aulas assíncronas com entrega de trabalhos pela plataforma.
  • Plataforma de acesso: Moodle.
  • Número máximo de participantes: 20
  • Pré-requisitos: Comprovar experiência em digitação na avaliação inicial.

 

Digitalização de textos pelo Abbyy Fine Reader

  • Destinatários: Público em geral, pessoas com ou sem deficiência visual.
  • Objetivo(s): Aprender a digitalizar e converter textos para formatos acessíveis aos leitores de ecrã.
  • Principais conteúdos: Configurações do Abbyy Fine Reader, digitalização de textos impressos e conversão de imagens em textos acessíveis.
  • Regime: online
  • Duração: 20 horas
  • Data: 1 a 30 de agosto de 2025.
  • Horário: aulas assíncronas com entrega de trabalhos pela plataforma.
  • Plataforma de acesso: Moodle.
  • Número máximo de participantes: 50
  • Pré-requisitos: Ter experiência na utilização da plataforma moodle.

 

Edição de áudio pelo Sound Forge

  • Destinatários: Público em geral, pessoas com ou sem deficiência visual.
  • Objetivo(s): Gravar e editar áudios pelo Sound Forge com os leitores de ecrã Jaws e NVDA.
  • Principais conteúdos: Gravação e edição de áudio, conversão, efeitos e filtros.
  • Regime: online
  • Duração: 30 horas
  • Data: 1 a 30 de agosto de 2025.
  • Horário: aulas assíncronas com entrega de trabalhos pela plataforma.
  • Plataforma de acesso: Moodle.
  • Número máximo de participantes: 50
  • Pré-requisitos: Ter experiência na utilização da plataforma moodle.

 

Atividades da Vida Diária

  • Destinatários: Público em geral, pessoas com ou sem deficiência visual e suas famílias, professores, educadores, formadores, técnicos de reabilitação e outros técnicos que trabalhem com pessoas com deficiência visual.
  • Objetivo(s): Adquirir técnicas que permitem desenvolver as atividades da vida diária com segurança e autonomia.
  • Principais conteúdos: Técnica de mão sobre mão, adaptações necessárias para acessibilidade, utilização dos eletrodomésticos, preparar pequenas refeições, limpeza e organização.
  • Regime: online
  • Duração: 60 horas
  • Data: 1 de setembro a 30 de outubro de 2025.
  • Horário: aulas assíncronas com entrega de trabalhos pela plataforma.
  • Plataforma de acesso: Moodle.
  • Número máximo de participantes: 50
  • Pré-requisitos: Ter experiência na utilização da plataforma moodle.

 

Microsoft Word com NVDA.

  • Destinatários: Público em geral, pessoas com ou sem deficiência visual.
  • Objetivo(s): Saber elaborar e formatar documentos no Microsoft Word por teclas de atalho, com o leitor de ecrã NVDA.
  • Principais conteúdos: Edição e formatação de textos, tabelas e índices.
  • Regime: online
  • Duração: 30 horas
  • Data: 1 a 30 de setembro de 2025
  • Horário: aulas assíncronas com entrega de trabalhos pela plataforma.
  • Plataforma de acesso: Moodle.
  • Número máximo de participantes: 50
  • Pré-requisitos: Ter experiência na utilização da plataforma moodle.

 

Microsoft Excel básico com leitores de ecrã.

  • Destinatários: Público em geral, pessoas com ou sem deficiência visual.
  • Objetivo(s): Trabalhar com folhas de cálculo no Microsoft Excel com os leitores de ecrã Jaws e NVDA.
  • Principais conteúdos: Estrutura de dados, título de linhas e colunas, fórmulas, movimentação de dados, criação e navegação entre folhas diferentes.
  • Regime: online
  • Duração: 30 horas
  • Data: 1 a 30 de setembro de 2025
  • Horário: aulas assíncronas com entrega de trabalhos pela plataforma.
  • Plataforma de acesso: Moodle.
  • Número máximo de participantes: 50
  • Pré-requisitos: Ter experiência na utilização da plataforma moodle.

 

Lógica de programação com PHP

  • Destinatários: Público em geral, pessoas com ou sem deficiência visual.
  • Objetivo(s): Aprender a lógica de programação, desenvolver algoritmos e aplicações básicas em php.
  • Principais conteúdos: Instalação do php, raciocínio lógico, trabalho com variáveis, criação de algoritmos, análise de código, teste e execução de programas.
  • Regime: online
  • Duração: 30 horas
  • Data: 1 a 30 de outubro de 2025.
  • Horário: aulas assíncronas com entrega de trabalhos pela plataforma.
  • Plataforma de acesso: Moodle.
  • Número máximo de participantes: 50
  • Pré-requisitos: Ter experiência na utilização da plataforma moodle.

 

Desenvolvimento de páginas web em HTML

  • Destinatários: Pessoas com deficiência visual.
  • Objetivo(s): Saber formatar textos utilizando tags HTML e desenvolver páginas em HTML básico.
  • Principais conteúdos: Tags HTML, principais partes da página, títulos, listas, tabelas, links e imagens.
  • Regime: online
  • Duração: 30 horas
  • Data: 1 a 30 de outubro de 2025.
  • Horário: aulas assíncronas com entrega de trabalhos pela plataforma.
  • Plataforma de acesso: Moodle.
  • Número máximo de participantes: 50
  • Pré-requisitos: Ter experiência na utilização da plataforma moodle.

 

Introdução ao Microsoft PowerPoint com leitores de ecrã

  • Destinatários: Público em geral, pessoas com ou sem deficiência visual.
  • Objetivo(s): Aprender a criar diapositivos acessíveis e realizar apresentações pelo Powerpoint através de teclas de atalho dos leitores de ecrã Jaws e NVDA.
  • Principais conteúdos: Edição de títulos e conteúdos, formatação de letra e plano de fundo, trabalhar com imagens e multimídia, leitura de slides durante uma apresentação.
  • Regime: online
  • Duração: 30 horas
  • Data: 1 a 30 de outubro de 2025.
  • Horário: aulas assíncronas com entrega de trabalhos pela plataforma.
  • Plataforma de acesso: Moodle.
  • Número máximo de participantes: 50
  • Pré-requisitos: Ter experiência na utilização da plataforma moodle.

 

Leitura e escrita no sistema Braille

  • Destinatários: Público em geral, pessoas com ou sem deficiência visual e suas famílias, professores, educadores, formadores e técnicos que trabalham na área da deficiência visual.
  • Objetivo(s): adquirir noções de leitura e escrita no sistema braille.
  • Principais conteúdos: Alfabeto Braille, letras acentuadas, sinais de pontuação, números e símbolos matemáticos.
  • Regime: online
  • Duração: 60 horas
  • Data: 1 de novembro a 31 de dezembro de 2025.
  • Horário: aulas assíncronas com entrega de trabalhos pelos correios.
  • Plataforma de acesso: Moodle.
  • Número máximo de participantes: 50
  • Pré-requisitos: Ter experiência na utilização da plataforma moodle.

 

Recursos de acessibilidade do iPhone para pessoas com deficiência visual

  • Destinatários: Público em geral, pessoas com ou sem deficiência visual, familiares e profissionais da área.
  • Objetivo(s): Aprender a utilizar o iPhone com o leitor de ecrã VoiceOver.
  • Principais conteúdos: Gestos de navegação, definições do VoiceOver, instalação e atualização de aplicações, navegação em páginas web, utilização do telefone, mensagens SMS, e-mail, WhatsApp e descritores de imagem.
  • Regime: online
  • Duração: 30 horas
  • Data: 1 a 30 de novembro de 2025
  • Horário: aulas assíncronas com entrega de trabalhos pela plataforma.
  • Plataforma de acesso: Moodle.
  • Número máximo de participantes: 50
  • Pré-requisitos: Ter experiência na utilização da plataforma moodle.

 

Recursos de acessibilidade dos smartphones com sistema Android para pessoas com deficiência visual

  • Destinatários: Público em geral, pessoas com ou sem deficiência visual, familiares e profissionais da área.
  • Objetivo(s): Aprender a utilizar os telemóveis com sistema Android, através do leitor de ecrã Talkback.
  • Principais conteúdos: Gestos de navegação, configurações do Talkback, utilização do telefone, mensagens SMS, WhatsApp, Telegram, instalação e atualização de aplicações, navegação em páginas web.
  • Regime: online
  • Duração: 30 horas
  • Data: 1 a 30 de novembro de 2025
  • Horário: aulas assíncronas com entrega de trabalhos pela plataforma.
  • Plataforma de acesso: Moodle.
  • Número máximo de participantes: 50
  • Pré-requisitos: Ter experiência na utilização da plataforma moodle.

 

Introdução à utilização de computadores Apple com o sistema MacOS

  • Destinatários: Público em geral, pessoas com ou sem deficiência visual.
  • Objetivo(s): Aprender a utilizar os computadores da Apple através das teclas de atalho do VoiceOver.
  • Principais conteúdos: Configurações e comandos do VoiceOver, utilização da Dock, Launchpad, Finder, AppStore, Safari, E-mail e editor de textos.
  • Regime: online
  • Duração: 20 horas
  • Data: 1 a 31 de dezembro de 2025
  • Horário: aulas assíncronas com entrega de trabalhos pela plataforma.
  • Plataforma de acesso: Moodle.
  • Número máximo de participantes: 50
  • Pré-requisitos: Ter experiência na utilização da plataforma moodle.

 

Introdução ao Sistema operativo Linux com leitor de ecrã

  • Destinatários: Público em geral, pessoas com ou sem deficiência visual.
  • Objetivo(s): Aprender a utilizar o sistema operativo Linux com as teclas de atalho do leitor de ecrã orca, sob a ótica do utilizador.
  • Principais conteúdos: Definições do Orca, comandos de navegação em janelas e menus, instalação de aplicações, navegadores de páginas web, clientes de e-mail e pacote Libre Office.
  • Regime: online
  • Duração: 20 horas
  • Data: 1 a 31 de dezembro de 2025
  • Horário: aulas assíncronas com entrega de trabalhos pela plataforma.
  • Plataforma de acesso: Moodle.
  • Número máximo de participantes: 50
  • Pré-requisitos: Ter experiência na utilização da plataforma moodle.

 

Todos os cursos serão ministrados pelo formador Wagner Maia.

 

Condições de Participação:

Todos os cursos são gratuitos para pessoas com deficiência visual e suas famílias (pais, filhos ou irmãos) e associados, tendo um custo a definir, de acordo com a carga horária de cada curso, para não associados.

Para aceder à plataforma Google Meet necessita ter conta Gmail.

 

Critérios de seleção:

  1. ordem de inscrição;
  2. candidatos que não tenham frequentado ações de formação na APEC.

Em todas as ações de formação será sempre dada preferência às pessoas com deficiência visual.

As inscrições serão realizadas através de formulário próprio, cujo link ficará disponível na divulgação de abertura do curso.

Caso necessite de mais informações contacte-nos através do E-mail comunicacao.apec@apec.org.pt, do telefone 21 388 78 33 ou dirija-se às nossas instalações na rua Francisco Metrass 95, 1350-141 Lisboa.